Thursday, 6 February 2014


A principal característica das Artes Marciais Chinesas é a união de beleza e funcionalidade.
A beleza visual de seus movimentos é, reconhecidamente, sua marca distintiva. Apesar disto, a aplicabilidade e eficiência técnica desses movimentos também é marcante.

O Kung Fu (termo genérico utilizado para designar uma infinidade de artes marciais chinesas) também é caracterizado por seus movimentos corporais inspirado em diversos animais(tigre, garça, leopardo, serpente, dragão, etc). Esses animais inspiram as variadas técnicas de chutes e socos, tanto defensiva quanto ofensivamente.

As aulas de Kung Fu são compostas por exercícios de (1) fundamentos técnicos, (2) formas (mãos livres e armas) e (3) aplicação técnica.

(1) Os exercícios de fundamentos técnicos são compostos por movimentos de aquecimento, treinamento de base de pernas, exercícios de flexibilidade e alongamento, treino técnico de socos e chutes; (2) as formas ("katis") são as séries coreografadas de movimentos energéticos e vigorosos; (3) as formas são compostas por movimentos que podem ser treinados separadamente através das aplicações técnicas.

O Tai Chi Chuan é classificado como uma arte marcial Chinesa "interna" ou "suave"; seus movimentos são usualmente executados com lentidão e fluidez, sem interrupções bruscas; as partes superior e inferior do corpo se movem em uníssono,  enfatizando o relaxamento e uma movimentação natural, sem as emissões de energia e poder tão característica das artes marciais "duras" (kung fu, karate, tae kwon do).

Existem 5 estilos tradicionais de Tai Chi Chuan, cada um deles carrega o nome de uma família que deu origem e difundiu seu estilo particular: ChenYang, WuWu/Hao, Sun.

Alguns aspectos observados na execução dos movimentos de Tai Chi Chuan e utilizados como guia para a sua prática.
Forma e Espirito - apropriada execução dos movimentos e das técnicas; boa forma e aparência dos movimentos; direcionamento do olhar de acordo com a intenção do movimento.
Firmeza relaxada - estabilidade e enraizamento; a movimentação é relaxada sem ser fraca; a movimentação se mostra natural e suave, sem tensão desnecessária ou excessiva.
Coordenação - coordenação apropriada de mãos,  olhos, tronco, quadril e pernas. Os movimentos são executados em total sincronismo e uníssono.
Agilidade - confiança e controle na execução e transição entre as bases e passos. Habilidade na transferência de peso e troca de direção de acordo com a intenção do movimento. Bom equilíbrio na execução da rotina, demonstrando segurança e assertividade.



Para mais informações visite minha página no Facebook