Nan Quan - Punhos do Sul

Nan Quan - Punhos do Sul




O termo "Nan Quan" é usualmente traduzido como "Punhos do Sul".
Tradicionalmente a China é dividida entre Norte e Sul através do Rio YangTze. A principal diferença entre os estilos de Kung Fu do Norte e do Sul são as seguintes:
Chang Quan ou Punhos do Norte tendem a enfatizar a execução de chutes, saltos e geralmente movimentos rápidos e fluidos. Por sua vez, Nan Quan ou Punhos do Sul estão focados na execução de poderosas técnicas de mão e braço, bases estáveis e movimentos firmes. 
Apesar desta distinção básica, poucos praticantes de artes marciais Chinesas sustentam a idéia de que nos estilos do Norte predominam técnicas de chutes e que nos estilos do Sul predominam as técnicas de braço.

Além desta distinção básica, existem 2 outras definições possíveis para o termo Nan Quan:
1) a de que Nan Quan se refere a todos os estilos de luta originados no Sul da China. Entre estes estilos estariam incluídos todos os estilos tradicionais sulistas, incluindo: Hung Gar Kuen, Choi Gar Kuen, Mo Gar Kuen, Wing Chun, Choy Lay Fut, Fut Ga Kuen, Wu Zu Quan, Hei Hu Quan (Tigre Negro), Ke Jia Quan, etc.
2) a segunda definição se refere ao Nan Quan Contemporâneo, desenvolvido logo após a criação da República Popular da China (1949) como parte do Novo Esporte Nacional Chinês, o WuShu.


NanQuan é caracterizado por suas bases baixas e estáveis e por seus poderosos movimentos de braços. Suas rotinas enfatizam a potência, a velocidade e a estabilidade. Seus movimentos são caracteristicamente poderosos e agressivos como os de um tigre atacando. De fato, uma das principais bases para a criação do NanQuan Contemporâneo é uma modificação da rotina de Tigre e Graça (Fu Hok) presente em todas as ramificações do Hung Gar. 

No NanQuan, a combinação das técnicas de braço são utilizadas com a intenção de cobrir todos os aspectos de ataque e defesa possíveis. Bastante comum dentre essas técnicas é uma maneira singular de simultaneamente atacar e defender chamada "ponte" (qiao) que utiliza os antebraços em ângulos diagonais com o objetivo de executar tanto um bloqueio quanto uma pancada poderosa.

Ao mesmo tempo que bases firmes são requeridas, um alto nível de mobilidade também é realizado, apesar do fato dos praticantes de NanQuan executarem bases baixas.

Outra características técnica do NanQuan é o conceito de "desprender energia" (fa-sheng) através de "gritos" que auxiliam na geração de maior potência através de uma exalação de ar forçada e da execução de variados sons ou mesmo gritos.




















#artesmarciaischinesas 
#kungfu
#taichichuan
#Niterói