CHIU PING LOK - MESTRE LOPE (1938 - 2009)
![]() |
Chiu Ping Lok (Mestre Lope) |
Chiu Ping Lok ('Mestre Lope') nasceu na China em 1938, numa pequena aldeia ("Tung Chao Chun") situada em "Tai Sham" na província de Cantão e faleceu em Santo André SP no ano de 2009.
Mestre Lope começou a praticar artes marciais com 5 anos de idade em sua aldeia natal. Seu primeiro professor foi um tio - Chim Mun - que lhe ensinou um estilo denominado Hung Tao Choi Mei Gar (estilo cabeça de Hung e cauda de Choi) que é uma compilação dos estilos Hung Gar e Choi Gar - praticou esse estilo entre os anos de 1942 e 1952.
Entre os anos de 1945 e 1952, também praticou com um amigo de seu tio - Chim Man Sin - os estilos Hung Gar e Mo Gar. Chim Man Sin foi discípulo de Choy Man Kau, mestre de Tchoy Lee Fut, Hung Gar e de Hung Tao Choi Mei Gar.
Aos 15 anos de idade Chiu Ping Lok mudou-se com sua família para a cidade de Hong Kong onde deu continuidade ao seu treinamento marcial. Sob a orientação de Lam Fei Hung (1875 - 1976) - que era conhecido como "Ti Tao Hung" e de Tang Fong (1879 - 1955) praticou o estilo Hung Gar entre os anos de 1953 e 1962.
![]() |
Lam Fei Hung e Chiu Ping Lok em Hong Kong |
Entre 1956 e 1960, sob a orientação de Hui Mil Sin praticou o estilo Mo Gar e iniciou sua pratica de Tai Chi Chuan Yang.
Ainda em Hong Kong, durante os anos de 1958 e 1960, sob a orientação de Si Pak, praticou Tai Chi Chuan Yang, exercicios de Chi Kung, técnicas da bastão longo (Si Mei Kwan - um bastao com três metros de comprimento) e Pa Kua Chuan.
Ainda em Hong Kong, Chiu Ping Lok trabalhou na indústria cinematográfica atuando como figurante em diversos filmes de artes marciais.
Em 1968/9, durante um período de estadia em New York USA, Mestre Lope praticou Tai Chi Chuan Yang com Cheng Man Ching (1902 - 1975), com quem aprendeu a rotina simplificada de 37 movimentos do estilo Yang. Baseado nesta rotina, Mestre Lope desenvolveu a rotina tradicional de Tai Chi Chuan para o seu próprio estilo, o Fei Hok Phai.
* * *
Chiu Ping Lok (Mestre Lope) chegou ao Brasil em 1961 com a intenção inicial de seguir viagem para os EUA onde já residiam seus pais e alguns familiares. Em 1963 começou a dar aulas de Kung Fu e Tai Chi Chuan para imigrantes chineses, nos finais de semana, no Centro Social Chinês de Santo Andre (SP). Ensinava técnicas de Hung Gar e Mo Gar.
Em 1969, Mestre Lope abriu uma academia própria no município de Santo André SP em sociedade com Nelsida Hourneaux - "Academia Tai Chi, Yoga e Kun-Fu". Esta academia é reconhecida como a primeira academia de Kung Fu registrada no Brasil e funcionou na Rua Catequese 72 até o ano de 1974. Entre 1974 e 1980 Mestre Lope deu suas aulas no Clube dos Alemães em Santo André. Fundou, em 1977, a Associação Central Fei Hok Phai de Kung-fu Wushu do Brasil com o objetivo de organizar e difundir seu estilo no Brasil, além de manter a coesão entre os diversos professores por ele formados que atuavam em diversas localidades.
![]() |
Primeira sede da Academia Tai Chi |
Em 1980, Mestre Lope inaugurou a atual Academia Tai Chi e Yoga em Santo André SP, na rua Santo André 662, onde funciona até os dias atuais. A construção total do prédio somente foi concluída em 1984. Em 1° de Agosto de 1986 foi criada a Associação Central Fei Hok Phai Kun Fu Wushu do Brasil. Em Novembro de 1990 a Associação realizou em Santo André SP o seu Primeiro Campeonato Nacional de Katis, reunindo professores e atletas do Fei Hok Phai de diversos municipios brasileiros.
![]() |
Academia Tai Chi em Santo André (Foto no perfil da academia no Instagram) |
Junto com dois outros imigrantes chineses, Wong Sun Keung (que chegou ao Brasil em 1959) e Chan Kwok Wai (que chegou em 1960, mestre do estilo Shaolim Norte e fundador da Associação Sino Brasileira de Kung Fu), Chiu Ping Lok foi um dos primeiros 'Sifus' de artes marciais chinesas a se estabelecer no Brasil. Mestre Lope sempre contou com o apoio e a companhia de seu amigo e "irmão de treino" Lee Way Yin (1938 - 2009) na divulgação do Fei Hok Phai.
Mestre Lope formou diversos professores no Fei Hok Phai. Entre todos os professores, os primeiros que receberam o título de "Mestre" do Fei Hok Phai e que se tornaram discípulos através da tradicional cerimônia do chá (BAISHI – 拜師學藝) foram Lee Way Yin e Jair Melo Lima. Em 2006, Mestre Lope também atribuiu o título de "Mestre" do Fei Hok Phai aos seguintes professores: Valter Tadeu Ribeiro, Guilherme Eduardo Stamato, Maria Luiza Hourneaux, Cintia Yan, Mario Kunio Masuno, Aparecido Marrera e Valdemir Machado ("Índio").
Chiu Ping Lok (Mestre Lope) década de 1990
* * * * *
__________________
VALDEMIR MACHADO (ÍNDIO)
![]() |
Valdemir Machado (Índio) |
![]() |
Valdemir Machado "Índio" |
![]() |
Valdemir e Valdir Machado |