Histórico / Genealogia

CHIU PING LOK - MESTRE LOPE (1938 - 2009)


Chiu Ping Lok (Mestre Lope)

    Chiu Ping Lok ('Mestre Lope') nasceu na China em 1938, numa pequena aldeia ("Tung Chao Chun") situada em "Tai Sham" na província de Cantão e faleceu em Santo André SP no ano de 2009. 

   Mestre Lope começou a praticar artes marciais com 5 anos de idade em sua aldeia natal. Seu primeiro professor foi um tio - Chim Mun - que lhe ensinou um estilo denominado Hung Tao Choi Mei Gar (estilo cabeça de Hung e cauda de Choi) que é uma compilação dos estilos Hung Gar e Choi Gar - praticou esse estilo entre os anos de 1942 e 1952. 

   Entre os anos de 1945 e 1952, também praticou com um amigo de seu tio - Chim Man Sin - os estilos Hung Gar e Mo Gar. Chim Man Sin foi discípulo de Choy Man Kau, mestre de Tchoy Lee Fut, Hung Gar e de Hung Tao Choi Mei Gar.

    Aos 15 anos de idade Chiu Ping Lok mudou-se com sua família para a cidade de Hong Kong onde deu continuidade ao seu treinamento marcial. Sob a orientação de Lam Fei Hung (1875 - 1976) - que era conhecido como "Ti Tao Hung" e de Tang Fong (1879 - 1955) praticou o estilo Hung Gar entre os anos de 1953 e 1962. 

Lam Fei Hung e Chiu Ping Lok em Hong Kong


    Entre 1956 e 1960, sob a orientação de Hui Mil Sin praticou o estilo Mo Gar e iniciou sua pratica de Tai Chi Chuan Yang

    Ainda em Hong Kong, durante os anos de 1958 e 1960, sob a orientação de Si Pak, praticou Tai Chi Chuan Yang, exercicios de Chi Kung, técnicas da bastão longo (Si Mei Kwan - um bastao com três metros de comprimento) e Pa Kua Chuan.

    Ainda em Hong Kong, Chiu Ping Lok trabalhou na indústria cinematográfica atuando como figurante em diversos filmes de artes marciais. 

    Em 1968/9, durante um período de estadia em New York USA, Mestre Lope praticou Tai Chi Chuan Yang com Cheng Man Ching (1902 - 1975), com quem aprendeu a rotina simplificada de 37 movimentos do estilo Yang. Baseado nesta rotina, Mestre Lope desenvolveu a rotina tradicional de Tai Chi Chuan para o seu próprio estilo, o Fei Hok Phai.

* * *

    Chiu Ping Lok (Mestre Lope) chegou ao Brasil em 1961 com a intenção inicial de seguir viagem para os EUA onde já residiam seus pais e alguns familiares. Em 1963 começou a dar aulas de Kung Fu e Tai Chi Chuan para imigrantes chineses, nos finais de semana, no Centro Social Chinês de Santo Andre (SP). Ensinava técnicas de Hung Gar e Mo Gar. 

  Em 1969, Mestre Lope abriu uma academia própria no município de Santo André SP em sociedade com Nelsida Hourneaux - "Academia Tai Chi, Yoga e Kun-Fu". Esta academia é reconhecida como a primeira academia de Kung Fu registrada no Brasil e funcionou na Rua Catequese 72 até o ano de 1974.  Entre 1974 e 1980 Mestre Lope deu suas aulas no Clube dos Alemães em Santo André.  Fundou, em 1977, a Associação Central Fei Hok Phai de Kung-fu Wushu do Brasil com o objetivo de organizar e difundir seu estilo no Brasil, além de manter a coesão entre os diversos professores por ele formados que atuavam em diversas localidades.


Primeira sede da Academia Tai Chi

    Em 1980, Mestre Lope inaugurou a atual Academia Tai Chi e Yoga em Santo André SP, na rua Santo André 662, onde funciona até os dias atuais. A construção total do prédio somente foi concluída em 1984. Em 1° de Agosto de 1986 foi criada a Associação Central Fei Hok Phai Kun Fu Wushu do Brasil. Em Novembro de 1990 a Associação realizou em Santo André SP o seu Primeiro Campeonato Nacional de Katis, reunindo professores e atletas do Fei Hok Phai de diversos municipios brasileiros.


Academia Tai Chi em Santo André
(Foto no perfil da academia no Instagram)

    Junto com dois outros imigrantes chineses, Wong Sun Keung (que chegou ao Brasil em 1959) e Chan Kwok Wai (que chegou em 1960, mestre do estilo Shaolim Norte e fundador da Associação Sino Brasileira de Kung Fu), Chiu Ping Lok foi um dos primeiros 'Sifus' de artes marciais chinesas a se estabelecer no Brasil. Mestre Lope sempre contou com o apoio e a companhia de seu amigo e "irmão de treino" Lee Way Yin (1938 - 2009) na divulgação do Fei Hok Phai.


    Mestre Lope formou diversos professores no Fei Hok Phai. Entre todos os professores, os primeiros que receberam o título de "Mestre" do Fei Hok Phai e que se tornaram discípulos através da tradicional cerimônia do chá (BAISHI – 拜師學藝) foram Lee Way Yin e Jair Melo Lima. Em 2006, Mestre Lope também atribuiu o título de "Mestre" do Fei Hok Phai aos seguintes professores: Valter Tadeu Ribeiro, Guilherme Eduardo Stamato, Maria Luiza Hourneaux, Cintia Yan, Mario Kunio Masuno, Aparecido Marrera e Valdemir Machado ("Índio").


Chiu Ping Lok (Mestre Lope) década de 1990




* * * * *

__________________

VALDEMIR MACHADO (ÍNDIO)


Valdemir Machado (Índio)


    Valdemir Machado (1959) é natural de São Paulo. Iniciou seu treinamento no Fei Hok Phai Kung Fu & Tai Chi Chuan com Chiu Ping Lok  em 1973 na cidade de Santo André SP. Durante muitos anos Valdemir ensinou Kung Fu e Tai Chi Chuan na cidade de São Paulo formando diversos professores do Fei Hok Phai. Junto com Marcos Hourneaux (Marcão) - um companheiro de treino desde o início de seu treinamento no Fei Hok Phai - criou a Academia Técnicas para a difusão do Fei Hok Phai na capital do Estado de SP. Diversos faixa-pretas do estilo foram graduados por essa dupla de professores, dando início à expansão do Fei Hok Phai pelo Estado de São Paulo e pelo Brasil. Um dos mais famosos dos seus alunos é Espedito Silva 'Pantera Negra', um conhecido Campeão de World Full-Contact. 

    Em 1985 Valdemir Machado mudou-se para a cidade de Niterói RJ com o objetivo de continuar a difusão do Fei Hok Phai. Valdemir Machado é reconhecido na comunidade das artes marciais chinesas no Brasil por seu elevado nível tecnico.

    A principal característica de suas aulas é a apurada qualidade técnica preservada nos movimentos tradicionais das artes do Kung Fu e Tai Chi Chuan, transmitida aos seus alunos com incansável dedicação. 

Valdemir Machado "Índio"


    Em 1985, iniciou seu trabalho de divulgação e transmissão do Fei Hok Phai em Niterói RJ dando aulas de Kung Fu e Tai Chi Chuan na Academia Aqua-Fish (Rua Lemos Cunha 355, Associação Hebraica - Icaraí) e no Espaço Cultural Moksha (Rua Lopes Trovão 117 - Icaraí), que posteriormente mudou seu nome para Aizen.

    Em 1986 seu irmão, e também professor do Fei Hok Phai, Valdir Machado se mudou para Niterói RJ a fim de auxiliá-lo na divulgação do Kung Fu e do Tai Chi Chuan do Fei Hok Phai.

Valdemir e Valdir Machado


    Em Novembro de 1990, durante o 1° Campeonato Nacional de Katis do Fei Hok Phai em Santo André SP, a equipe de alunos sob a coordenação do professor Valdemir Machado e com auxilio de Valdir Machado, teve um resultado excelente, conquistando várias medalhas nas competições.

    Em 2005, como reconhecimento à qualidade e constância de seu trabalho de divulgação do Fei Hok Phai, Valdemir Machado recebeu o título de Mestre do Fei Hok Phai Kung Fu e Tai Chi Chuan diretamente do fundador do estilo, Chiu Ping Lok (Mestre Lope).



No vídeo acima, Valdemir Machado apresentando uma rotina técnica - "kati" - do Fei Hok Phai: "Pao Hok Chuan" (movimento do Leopardo e da Garça). Essa rotina foi elaborada por Chiu Ping Lok a partir de técnicas do Hung Tao Choi Mei Gar.