Thursday, 15 December 2022

Saúde e Bem-Estar: Tai Chi Chuan, Kung Fu e Chi Kung 2/2

É atribuído à Lao Tze (Laozi – 604 BC), pensador Chinês clássico, as seguintes palavras: 

Ao nascer o corpo humano é flexível e delicado; ao morrer ele está duro e rígido. Plantas são maleáveis e cheias de seiva; ao morrer estão secas. Deste modo, o rígido e não flexível é discipulo da morte, enquanto o flexível e maleável é discípulo da vida.

A idéia presente nestas reflexões é a de que o Universo funciona de acordo com Leis bastante precisas, e a de que os seres humanos podem se tornar harmoniosos entre si e com o Universo. De acordo com esta perspectiva, o Universo é vivo e dinâmico,  composto por uma energia cósmica primordial da qual deriva, por condensação e diferenciação,  todas as coisas existentes.

Essa energia cósmica, que os antigos pensadores Chineses chamavam de “chi”, “qi” ou “hei”, circula pelo corpo humano por “canais de energia” (os “meridianos”), transportando a vida para as células e mantendo o corpo em harmonia com o ambiente.

Essa energia vital, o “chi”, é renovada através da respiração, da alimentação e da estimulação dos sentidos. Como consequência dessa idéia, nós devemos cuidar de maneira permanente do modo como respiramos, da qualidade dos alimentos que ingerimos e da maneira como nossos sentidos são estimulados. A energia primordial de “chi” é continuamente capturada por determinados pontos distribuídos atraves da superficie de nossa pele. O funcionamento apropriado do organismo humano está conectado com a captura e distribuição da energia “chi” através do corpo.

“Chi” é uma unidade que se manifesta polarizadamente em aspectos opostos e complementares: o negativo (Yin) e o positivo (Yang). Yin é o princípio negativo que se manifesta pela expansão, em oposição a Yang que se manifesta como contração. Todos os fenômenos da vida ocorrem pela interação dessas duas forças opostas e complementares – expansão e contração. Eterno e contínuo é a atração de Yin sobre Yang e vice versa, constituindo um número infinito de combinações que constituem a imensa diversificação da vida no Universo.

Compreende-se que a saúde física e mental é resultado da harmonia e equilíbrio dessas duas energias – Yin & Yang. Quando ocorre um desequilíbrio entre essas duas energias há o desenvolvimento das doenças. Por isso, devemos evitar excesso e deficiência de “Chi”. Excesso congestiona, falta drena. A energia vital “Chi” que flui de modo contínuo e suave é o que constitui a vida saudável. Yin e Yang são qualidades inseparáveis do mesmo processo. Nada é Yin e Yang ao mesmo tempo, quando um alcança sua máxima expressão, se transforma no outro

O equilíbrio entre Yin e Yang resulta em um “chi” harmonioso, uma vitalidade radiante que protege nosso corpo contra os fatores negativos da vida. A técnica de manipulação do “chi” é denominada como “Chi Kung” ou “Qi Gong”. “Chi Kung” inclui várias formas de mentalizações, exercícios respiratórios e movimentos corporais que objetivam equilibrar e harmonizar a unidade corpo/mente.

O treinamento das “formas” ou “rotinas” (sequência padronizada de movimentos), presente em todos os estilos de Kung Fu e Tai Chi Chuan, tem como objetivo o desenvolvimento da percepção espacial, do equilíbrio e dos reflexos, assim como da melhoria da capacidade muscular e cardiorrespiratória do praticante. Não menos importante, entendesse que, através do aprendizado e da prática regular das “rotinas”, a energia vital do praticante, seu “chi”, se desenvolve, resultando na melhoria da saúde e do bem-estar.

Uma pratica integrada do que denominamos Artes Marciais Chinesas, e que tenha como principal objetivo adquirir todos os benefícios do desenvolvimento e harmonização da energia “chi”, é composta pelas diversas técnicas utilizadas no Kung Fu, no Tai Chi Chuan e no Chi Kung. 



Monday, 10 October 2022

Saúde e Bem Estar: Tai Chi Chuan, Kung Fu e Chi Kung (1/2)

 


A maioria dos novos estudantes de Artes Marciais tem como um de seus objetivos desenvolver habilidades de defesa pessoal que poderiam ser utilizadas contra eventuais agressores. Entretanto, creio que a maioria dos estudantes que realmente dão continuidade ao seu processo de aprendizado nas artes marciais são orientados principalmente pela idéia de desenvolverem sua condição física e mental, através da prática regular das técnicas que praticam.

Ninguém está imune de sofrer algum tipo de agressão física. Certamente, as técnicas das Artes Marciais preparam seus praticantes para se protegerem de possíveis agressores.

Entretanto, isto não implica que situações de conflito devam ser procuradas. É uma máxima usual nas Artes Marciais modernas que situações de conflito físico devem ser evitadas.

Proteção é apenas um dos aspectos que as Artes Marciais oferecem aos seus praticantes no mundo contemporâneo, e algumas vezes este aspecto é super enfatizado. Considero que os benefícios físicos e mentais que podem ser alcançados com a prática regular de uma Arte Marcial são, verdadeiramente, os fundamentais.

As habilidades fisicas adquiridas, tais como força e flexibilidade, se deterioram com a idade. Uma maneira de tentar mitigar os efeitos do tempo em nossos corpos é praticar uma atividade física regular. As várias técnicas de chutes, socos, bloqueios, saltos, quedas, torções, imobilizações, entre outras, praticadas nas Artes Marciais, “lubrificam” nossas articulações, tendões e ligamentos, desenvolvem nossos músculos, além de melhorarem o funcionamento de nossos sistemas respiratório e cardiovascular.

Sem levar em consideração a importância da herança genética individual, a fim de manter um bom estado de saúde é necessário:

Respirar bem

Descansar adequadamente

Ter uma dieta  balanceada

Exercitar-se regularmente

Esses fatores são essenciais para o desenvolvimento e manutenção de uma boa condição de força e flexibilidade. Esses dois fatores são fundamentais para a prática de qualquer forma de Arte Marcial. Quando nosso corpo está muito rígido ele fica mais suscetível a lesões. Uma simples rotina diária de movimentos, com alguns alongamentos e exercícios de força pode trazer muitos beneficios para nossas vidas.